sexta-feira, 1 de maio de 2009

Histórias do Futebol Regional - Nº 8 (Cananeia)

O "Foot-ball" teve o seu impulso em Cananéia, quando em 22 de maio de 1920, por iniciativa de diversos jovens da comunidade, fundou-se um clube esportivo com a denominação de "Associação Athética Cruzeiro do Sul", a qual tinha por finalidade, desenvolver os seus sócios nos diversos segmentos do esporte e fazê-los compreender os benefícios da atividade esportiva.
Em assembléia geral, foi eleita a sua primeira diretoria, que ficou assim constituída: Presidente, Juvenal Fraga; Vice, Orsini Dias Bicalho; 1º Secretário, Frederico Trudes da Veiga; 2º Secretário, Paulino de Camargo; 1º Tesoureiro, Paulo Porfírio Paiva, 2º Tesoureiro, Antonio do Vale e Diretor Esportivo, Cícero Cruz.
Em 16 de novembro de 1924, o Cruzeiro do Sul se desloca até a cidade de Iguape, pelo rebocador "Amy", para jogar com o "America Foot-ball Club", em que estava em disputa, a taça "Teixeira Borges". A hospedagem fora no Hotel SãoPaulo e, acompanhados da banda musical "Euterpe", ambas as equipes foram conduzidas até a praça de esportes.
O primeiro jogo entre os 2ºs. quadros, terminou com o placar de 3 x 1 para o "America". E o segundo, entre os 1ºs. quadros, saiu também vencedor o "América" por 1 x 0, gol de Paulo.
1º quadro do "América":
Dario
Thiago e Paulo
Tião, Chico e Pereira
Hermínio, Abílio, Accácio, Totó e Castiçal.
1º quadro do "Cruzeiro do Sul":
Jango
Aurélio e Oswaldo
Líbero, Adherbal e Clímaco
João, Zequinha, Nenê, Totó e Zacharias.
Depois do jogo, no confortável Hotel S.Paulo, foi servido um jantar aos visitantes, logo após, um sarau.
Curiosidades: No segundo tempo de jogo, dois jogadores do "Cruzeiro do Sul" se contundiram, enfraquecendo a equipe, tornando o jogo "frio", fato esse que provocou repercussão entre os torcedores na arquibancada, foi então que, o Sr. Athayde, presidente do América, permitiu que um jogador do 2º quadro reforçasse o 1º.
Houve muito excesso dos torcedores iguapenses, conforme relatou um jornalista: Aqueles que tenham viajado e assitido a essas pugnas futebolísticas, será fácil veririficar que essas questões que falam tão alto contra o bom nome colletivo, são infelizmente frequentes, quasi inevitáveis e, até certo ponto fazem causa comum com a natureza excessivamente apaixonadora do violento esporte bretão, mal aclimatado em nosso paiz sob esse ponto de vista.
Miracatu, 01 de maio de 2009.
Fontes: Jornal "Tribuna de Iguape" - Domingo, 23 de maio de 1920 - Ann0 VIII-Num. 277.
Jornal "O Iguape" - 23 de novembro de 1924 - Anno I - Num. 13.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário