sábado, 9 de maio de 2009

Histórias do Futebol Regional-Nº 10 (Juquiá)

Em Santo Antonio do Juquiá, a exemplo do que estava acontecendo em Iguape e nas "Villas", os esportistas estavam preocupados em alavancar o futebol, afim de dar ao esporte uma função prática e desenvolvida, de modo a poder ao menos, igualar em valor, o que já havia na "Zona (Linha Peruíbe-Juquiá) há três anos. Como era de se esperar, recebeu total apoio dos esportistas.
Santo Antonio do Juquiá - anos 30/40.
Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" - Miracatu-SP.
Antes que outras localidades já o fizesse, em Juquiá eram disputadas provas de natação e corrida a pé de resistência, cujo objetivo era dar aos praticantes a noção do verdadeiro esporte. Do mesmo modo que em Iguape, o futebol encontrou muitos adeptos.
Em princípios de janeiro de 1920, organizou-se definitivamente, por um grupo de "Foot-ball" que, reunidos na residência do Sr. João Adorno Vassão e sob a presidência do mesmo, constituíram em sociedade, a "Associação Athética Juquiá", cuja natureza era promover e incentivar a prática do emocionante esporte "Brittanico".
Logo no início de sua organização, os resultados não eram muito satisfatórios, ao enfrentar vários "Clubs" das proximidades, entre os quais o destemido Prainhense, da "Villa de Prainha" (hoje, Miracatu), cujo valor os iguapenses já haviam constatado.
Depois de sua nova diretoria promovida em janeiro de 1921, a "Associação Athética Juquiá", passou a ter vitórias importantes que muito contribuíram para alavancar o nome no cenário regional.
Seus principais jogadores eram:
Lupércio, Pedro, Freire, Benedicto, Maximiano, Alfredo, Tonico, Da Silva, Salú, Juvêncio, Cardozo (que jogou no Ipiranga de São Paulo) e João Vicente Vassão (habilidoso ponta direita).
Esses foram alguns dos muitos desportistas, conhecidos ou anônimos, que contribuíram para a implantação e o desenvolvimento do futebol em Juquiá e região.
Fontes: Jornal "Tribuna de Iguape" - 11 de novembro de 1920-Anno VII-Num.259
Jornal "Tribuna de Iguape" - 05 de junho de 1921-Anno IX-Num. 33
Acervo: Museus Municipal "Pedro Laragnoit" -Miracatu- SP.
Miracatu, 09 de maio de 2009.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário