quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Histórias do Futebol Regional-Nº 18 (Arbitragem)

Dentro desse propósito de pesquisar e resgatar a História do Futebol Varzeano Regional, não podemos deixar de registrar, a arbitragem. Um dos primeiros relatos, foi no jornal "Tribuna de Iguape", em 07 de março de 1920, num jogo entre o "América" e o "Iguape Football Club", em que estava em disputa a TAÇA REIS.
O texto diz o seguinte: "Essa phase do jogo, decorreu fria e sem interesse, provocando de toda a assistencia o maior pasmo, deante da dubia actuação do referee que anullou pontos legitimamente conquistados, punia faltas imaginárias, deixando de punir entre outras coisas, um hands na porta do goal do "América", fato esse presenciado por toda a assistência".
Em um encontro entre o "Guarany Futebol Club" e o "Prainhense Football Club", em 23 de outubro de 1921, em Prainha (hoje, Miracatu), um cronista de pseudônimo GISSARA escreve no jornal "O Sul-Paulista": "Nessa inesquecível pugna, até o juiz não foi poupado, pois a todo momento os torcedores lhe chamavam de ladrão, etc... etc..."
A arbitragem era totalmente amadora. Muitas vezes, até mesmo antes do início dos jogos, convidavam alguém da torcida, geralmente aquele que sempre "quebrava o galho", para arbitrar. Ficava só de bermuda, shorts ou sem camisa, para não confundir os jogadores, se ia mal, já trocavam, se não, era xingado ou agredido com socos e pontapés.
Esses foram verdadeiros heróis anônimos, que colaboraram em muito nesses quase cem anos do surgimento do futebol no Vale do Ribeira e Litoral Sul. Atualmente em quase toda a região, a Associação de Esportes e Cultura e a A.R.A., vem realizando um trabalho de aperfeiçoamento e profissionalização da arbitragem em parceria com as Prefeituras. Os tempos são outros, mas ficaram as lembranças de um passado amadorístico e apaixonante do futebol.
Miracatu, 14 de outubro de 2009.
Fontes: Jornal "Tribuna de Iguape" 07 de março de 1920 - Ano VIII - Num. 267
Jornal "O Sul-Paulista" -Prainha, outubro-novembro de 1921 -Anno I - Nums. 5-6
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário