quarta-feira, 29 de abril de 2009

Histórias do Futebol Regional - Nº 7 (Imprensa)

A imprensa escrita iguapense dava atenção à nova modalidade esportiva que se organizava. As partidas entre os dois primeiros times, por exemplo, a "Tribuna de Iguape", em sua "Secção Sportiva", desde 1919, traz informações sobre as jogos de Foot-Ball" disputados em Iguape. Um exemplo é essa notícia da edição de 27/07/1920:
Realizou-se no domingo passado, um match de foot-ball entre o Iguape e o América Foot-ball Club, para a disputa de uma bola gentilmente offerecida pelo revd. Padre Paschoal Cassesse e capitão Fioramante R. Giglio. O match teve início às 16 horas e presidido por numerosa assistência, correu cheio de lances de bravura tanto um team como de outro.
O Iguape, apesar dos claros esforços do Guarany; embora Priolli estivesse sempre em optima combinação; além das incontestáveis bem feitas rebatidas do Alencar; dos excellentes passes de Jarbas, do Giani e do Ferrari, não conseguiu entretanto livrar o seu rectangulo dos contínuos ataques de Deolindo, num dos quaes conseguiu um ponto para o seu club; dos certeiros shoots de Nandinho, que logrou também um belíssimo goal; das felizes e constantes escapadas do Paulo; das contínuas cabeçadas do Hermínio; dos potentes e bem sucedidos passes de Tião e de outros que se portaram perfeitamente fortes, revelando assim a eficácia do seu preparo esportivo.
Decorrido o primeiro half-time e após curto intervallo, começou o segundo tempo no qual os jogadores do América, apesar dos seus sacrifícios, não puderam, no entanto, ultrapassar o inimigo que se mostrava mais valente e sem dúvida, melhor combinado, atacando o antagônico com mais presteza.
É de justiça entretanto que digamos em abono da verdade que a ausência de Onésio, o succulento meia direita, a falta de Carvalho, vigoroso center-half, a falta de Chiquinho, half esquerda e a vaga de Gatto, bons jogadores esses de cujo concurso o Iguape não podia e não pode, absolutamente prescindir, muito contribuíram para o enfraquecimento do seu team. Nossas calorosas felicitações, pois, aos victoriosos que com tanto zelo conquistaram mais esse valioso premio.
Miracatu,
29 de abril de 2009.
Fonte: Jornal "Tribuna de Iguape" - Iguape, 27 de julho de 1920 - Anno VIII - Num. 283.
Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" -Miracatu - SP.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.