sexta-feira, 10 de abril de 2009

"Histórias do Futebol Regional" (TREM e AUTOMÓVEL)

Há setenta e quatro anos atrás, em 1935, os times de futebol da Zona (como era conhecida a Linha Peruíbel-Juquiá), para se deslocarem a outras cidades para a disputa de amistosos, torneio, festivais ou campeonatos, utilizavam como meio de transporte, o TREM.



Estação Ferroviária de Miracatu - "Maria Fumaça" - como era conhecido o TREM


Formavam-se caravanas de torcedores nas estações, animadas sempre com bandas ou grupos musicais e com direito a muito foguetório. As dificuldades eram enormes, as equipes às vezes, tinham que pernoitar nas localidades para então jogar no outro dia.


Alguns ficavam nas ruas, nos bailes, casa de amigos ou na sede dos times (quando possuíam) e as disputas eram concorridíssimas e apaixonantes, onde as rivalidades e bairrismos se afloravam e concorriam para os papos dos bares e "chibocas" durante e após o jogo e no decorrer da semana mas, todos sempre dispostos e animados na prática do esporte "bretão".


Vinte e oito de fevereiro de 2009. Bar do "Bigode" (Oclides Bilibio). Ponto de encontro do atletas varzeanos do veteraníssimo de Miracatu. Jogo marcado a tarde na cidade de Peruíbe. O trajeto é feito pela Rodovia Régis Bittencourt e Padre Manoel da Nóbrega em automóveis. Já não existe mais o Trem.

Não há banda de música, foguetório, caravana de torcedores, rivalidades ou pernoites, só a conversa no bar antes e após o jogo, em volta das mesas regada a cerveja, cachaça, porções e muitas recordações de época gloriosas do futebol regional.
Enfim, com todas as dificuldades encontradas pelos precursores e praticante da época, o esporte se consolidou. Está enraizado definitivamente na cultura riberinha e litorânea.


Fontes: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" - Miracatu - SP.

Nelson das Neves Nascimento (nelsinho da caixa).

Laerte de Camargo Araújo


Pesquisa: Laerte de Camargo Araújo