Em pé: Laerte, Álvaro, Ismar, Tico, João galo, Bil e Moisés.
Agachados: Dito, Gringo, Miltinho, Bigo, Aguinado, Ademir Forró e Betinho.
É de justiça entretanto que digamos em abono da verdade que a ausência de Onésio, o succulento meia direita, a falta de Carvalho, vigoroso center-half, a falta de Chiquinho, half esquerda e a vaga de Gatto, bons jogadores esses de cujo concurso o Iguape não podia e não pode, absolutamente prescindir, muito contribuíram para o enfraquecimento do seu team. Nossas calorosas felicitações, pois, aos victoriosos que com tanto zelo conquistaram mais esse valioso premio.
Miracatu, 29 de abril de 2009.
Miracatu, 28 de abril de 2009. Fonte: Laerte de Camargo Araújo.
Miracatu, 25 de março de 2009.
Fonte: Jornal "O Sul Paulista" - outubro-novembro de 1921 - Anno I - Num. 5-6
Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" - Miracatu-SP.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.Miracatu, 24 de abril de 2009.
Fontes: Hélio Corrêa de Araújo e Júlio Cesar da Costa.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.
"Histórias do Futebol Regional" - Nº 03
Em príncipios de outubro de 1921, foi fundado na "Villa" de Prainha (hoje, Miracatu), o Guarany Futebol Clube, oriundo de dissidentes do Prainhense. Seu uniforme era constituído de calção branco e camisa vermelha e sua praça de esportes localizava-se na margem direita da estrada que ligava a "Villa" a Estação de Trem.
Em comemoração a data, foi realizado o primeiro jogo entre duas equipes da "Villa": O Guarany e o Prainhense "Football Club", fundado em 12 de outubro de 1917. Reuniram-se os dois quadros acompanhados de grande multidão, banda de música e das senhoritas Maria Rosa Leite e Anna Conceição Leite, madrinhas dos dois clubes que, empanhando os pavilhões, dirigiram-se a nova arena do futebol .
Durante o percurso, houve foguetório e vários vivas aos clubes, madrinhas, diretores, etc. Escolhendo o campo e estando os jogadores nas suas respectivas posições, entraram as senhoritas Maria Rosa e Conceição Leite e, ofereceram em nome do Guarany e Prainhense, ramalhetes de flores aos capitães das equipes.
Precisamente às 15:00h, iniciou-se o jogo, embora o campo não estivesse em condições perfeitas, devido aos cortes e aterros, esteve bem movimentado. O primeiro tempo terminou com um belíssimo empate de 0 x 0. Ao final do segundo tempo, o goleiro Prainhense, deixou escapar de suas mãos, uma bola "morta", que aos poucos foi rolando, rolando, até chegar aos fundos da rede. Após o gol, o Prainhense reforçou o ataque no intuito de empatar e até virar o placar, mas a partida terminou e o Guarany saiu como vencedor.
Terminado o jogo, dirigiram-se diretores, jogadores e torcedores, a sede do Guarany, onde foi servido um "profuso" copo de cerveja. Nessa ocasião, usou da palavra o jovem Domingos Bauer Leite, que em eloquentes palavras, agradeceu em nome do Guarany, a diretoria do Prainhense e a visita da vizinha "Villa" de Santo Antonio do Juquiá, representado pelos senhores: W. Banks, João Adorno Vassão e família. Em seguida o prof. J. Almeida, tomando a palavra em nome do Prainhense, disse que considerava o esporte, implantado definitivamente em terras de Prainha.
Fontes: Jornal "O Sul Paulista" - Prainha, outubro-novembro de 1921 - Anno I - Nº 5-6.
Arquivo Museu "Pedro Laragnoit" - Miracatu-SP.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo
Natural de Osasco-SP, Aparecido dos Santos, conhecido popularmente como "Cido", nasceu em 27/11/1950, filho de Cipriano João dos Santos e Maria Polonesi dos Santos. Numa família de 8 irmãos, iniciou no futebol, aos 8 anos na escolinha da "Associação Esportiva Floresta", no centro da cidade de Osasco. O clube dava toda a assistência necessária aos atletas para desenvolverem seu talento e, foi de lá que muitos craques despontaram no cenário esportivo nacional como: Peri (ex-Corinthians); Osni (ex-Flamengo); Gilmar (ex-Palmeiras), etc.
Em 1978, mudou-se para Miracatu, Vale do Ribeira. Ficou parado praticamente um ano até ser descoberto por dois dirigentes do E.C. Avenida, Zézinho Muniz e "Pelé" (José Florentino). Em 1979, torna-se campeão Municipal pelo Avenida. Em 1980, cria a escolinha JUVENTUDE. Com esse trabalho, consegue revelar aguns jogadores que atuaram profissionalmente: João França (ex-Santos) e Carlinhos (filho). Seja jogando como zagueiro, meio campista ou atacante, se destacou no cenário futebolístico regional, atuando e sendo campeão por diversas equipes: Prainha F.C/Miracatu; Veteranos/Miracatu; Viracopos/Pedro Barros; Veteranos/ Juquiá (1981/83); Nacional /Iguape (1985/90); 7 de Setembro/Juquitiba (1985/86).Cido em sua residência-Miracatu-SP. 21/04/2009.
Miracatu, 21 de abril de 2009.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo
Miracatu, 19 de abril de 2009.
Estiveram presentes na equipe peruibense, os queridos amigos: Jabinha, Jeová, Beto, Elonir, Luizão, etc... O amistoso marcou também, a estréia do técnico "Cido", grande jogador varzeano de outrora.
O jornal "O Miracatu", relata uma viagem do Prainha Futebol Clube a cidade de Pariquera-Açu em 21 de julho de 1946:
"Foi ótima a impressão trazida pela caravana do Prainha F.C. desta cidade, da excursão realizada no último domingo a Pariquera-Açu. Só o juiz da peleja não agradou muito...
Apesar de estar atravessando há longo tempo uma crise de falta de conjunto, nossos rapazes souberam honrar as tradições do Grêmio auri-verde, caindo pela diferença mínima. 3 x 2 diz bem o que foi a pugna.
Todos voltaram encantados com a acolhida que tiveram por parte dos dirigentes do D.E.R. F.C. e da população daquela localidade a quem aqui, dirigentes e amadores do Prainha F.C. de público, consignam seus agradecimentos".
Fonte: Jornal "O Miracatu", Miracatu (ex-Prainha), domingo, 28 de julho de 1946-ANO II-NUM.32.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.
Fontes: Jorge Provais
Adílson Barbosa de Araújo
Nelson Neves do Nascimento (nelsinho da caixa)
Alberto Brandão
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo
Foto: Hipólito Ribeiro da Silva Filho
Fonte: Álbum Futebolístico de S.Paulo. FederaçãoPaulista de Futebol. 1956.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo