quarta-feira, 15 de julho de 2009

Histórias do Futebol Regional (A.A.JUQUIÁ x AMÉRICA F. C.)

A bordo do vapor "IGUAPE", em 24 de dezembro de 1928, se dirigiu a cidade de Iguape, a Associação Atlhética Juquiá, para a disputa de um "match" amistoso com o primeiro quadro do América Futebol Clube.
Ao desembarcarem no porto, aguardavam a chegada da delegação juquiaense, os representantes do América, Srs: Antonio Arlindo Pereira, Alfredo Augusto Pestana, João Veríssimo da Silva e José Benedicto, bem como a imprensa local, várias autoridades e grande número de populares.
No cais, em nome da delegação, o Sr. Olympio Vassão, fez uma brilhante saudação ao povo iguapense, que ao término, foi ovacionado por todos os presentes. A banda musical "Santa Cecília", acompanhou os esportistas e toda a massa popular até a residência do Sr. Bernardino Salgado, onde ficaram hospedados os integrantes juquiaenses.
A tarde do dia 26, teve lugar o importantíssimo encontro que, desde muito cedo era grande a afluência de torcedores ao campo americano. Ás 14:45h, teve início a partida. As equipes eram constituídas por:
"AMÉRICA"
Américo
Nélson, Appio
Fortes, Procópio, Coutinho
Nico, Chico, Dacio, Neto e Agostinho.
"JUQUIÁ"
Chiquinho
Carlos, Joaquim
Octávio, Nhô, Macuco
Amantino, Moupir, Vicente, Olympio e Zacharias.
O jogo foi bastante disputado, terminando em 1 x 0 para os americanos com os juquiaenses dominando o primeiro tempo, tendo como destaques: Nhô na defesa e na linha de frente, Moupir e Olympio. Na equipe do América, se sobressaíram: Américo, Nelson e Fortes e na linha, Dacio, Netto e Agostinho. O juiz da partida foi o Sr. Raul Rios, que conduziu muito bem o jogo.
Na manhã do dia 27, a delegação juquiaense retorna a sua cidade, deixando uma boa impressão da forma como se conduziu os seus futebolísticas e demais integrantes da comitiva.
Miracatu, 15 de julho de 2009.

Fonte: Jornal "O Iguape" - domingo, 1 de janeiro de 1928 - Anno IV - Num.146

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário