quarta-feira, 31 de março de 2010

Crônicas

Nas muitas conversas com meu amigo Edu, pelos bares e botecos da cidade, contou-me que guardava um pequeno acervo particular, do tempo em que ele atuava pelos gramados varzeanos Miracatuenses.
Fiquei interessadíssimo pelo material, de certo encontraria muitos futebolistas que já não atuam mais ou não se encontram mais entre nós.
Relembrei dos muitos "craques" que davam tudo para "bater" uma "bolinha" aos domingos. Não tinha paragens que eles não tivessem ido: Faú, Biguazinho, Mutuca, Barra Funda, etc...
2º Quadro do E.C. Avenida - Anos 80.
Em pé: "Gringo", Nélson, Marcio, Edmar (in memorian), "Pimbão" (in memorian)," Jabá", Edu, Dico e Dito.
Agachados: ?, ?, Zé João, Zizinho, Tóta e "Camiseta".

Morrão F.C. - Anos 80.
Em pé: Pedro "fumaça", Milton, Edcarlos, Hélio "feijoada", Suvinil, Edu e Dinho.
Agachados: ?, Marinho, ?, Silas, Zico "asa delta" e Milton "saracura".
O Morrão F.C. marcou história. O time foi fundado por Amauri (in memorian), que só pegava jogador que nenhum time queria, os "bagaceiros", como chamavam o pessoal. Disputava todos os campeonatos que eram promovidos pela Comissão de Esportes da época, não chegou a ganhar tírulos, mas ficou encravado na nossa memória,
Independente F.C. - Anos 80.
Em pé: Totó (im memorian), Zezé, Edu, Adílson, Paulo, Orlandinho e Sandoval.
Agachados: Dóca, Cachaça, Carlinhos, Dinho, Ademir "forró" e Claudinei.
Independente F.C. - Anos 80.
Em pé: Mané "forró", Edu, Dóca, Dinho, Orlandinho, Sandoval, Totó (in memorian) e Tóta.
Agachados: Carlinhos, "Cachaça", Nenê, Ademir "forró", Claudinei, Paulo, Zezé e Adílson.
O Independente F.C. foi fundado na década de 80. Foi formado por um grupo de incentivadores da Vila Formosa, conhecida mais como "Fumaça". Na década de 90, mais precisamente 91 e 92, tornaria-se Bi-Campeão do Amador "B". Continua em plena atividade, disputando o torneio de Veteranos e Amador.

Fotos: Edu Olavo Carvalho Leite "Duduquinha"

Colaboração e pesquisas: Laerte de Camargo Araújo.

sábado, 20 de março de 2010

Santa Rita Futebol Clube

20 de março de 2010. A exatamente vinte anos, renascia o Santa Rita Futebol Clube. Localizado no Bairro honônimo, pertencente ao município de Miracatu. Na década de 80, chegou a disputar a COPA "A TRIBUNA DO RIBEIRA" de futebol amador.
Em suas fileiras, já atuaram muitos craques da várzea e, entre eles, Gil e Sabão. Mas, a grande revelação na década de 80 e início da de 90, foi sem dúvida, Antonio "Joya". Atuou em diversos times da várzea em Miracatu e outras cidades circunvizinhas. Chegou a jogar no juniors da Portuguesa de Desportos e mais tarde como profissional, na equipe do Comercial de Registro.

Década de 90.
Em pé: Joaquim, Nívio, Marquinhos, Luisão, Alfredo, Ernesto, Sandro e Wagner.
Agachados: Trajano, China, Gerson, Toninho e Papinho.
Anos 90.
Anos 90.
Em pé: primeiro a esquerda, o grande craque "Joya".

Anos 80.
Paulinho Tuzinho e Pereirão (in memorian)

2009. Campeonato de Veteranos. Campo do Bairro de Pedro Barros.

2008. Campeão Municipal Amador. Estádio Municipal "Reynaldo Lepesch" (campo da estação).
Parabéns!!! Santa Rita F.C. e, especialmente ao Pablo Pereira, grande esportista e incentivador do futebol em Miracatu.
Miracatu, 20 de março de 2010.
Fonte/ Fotos; Pablo Pereira.
Pesquisas e Colaboração: Laerte de Camargo Araújo.

quinta-feira, 18 de março de 2010

XI-Campeonato Regional de Veteraníssimo - nº 01

Em reunião realizada no dia 16 de março de 2010, na sede do Prainha F.C. em Miracatu, foi organizado o grupo (Comissão Organizadora), que irá realizar o XI-Campeonato de Veteraníssimo do Baixo Vale do Ribeira, que terá nesse ano de 2010 como sede, a cidade de Miracatu.
Estiveram presentes vários integrantes do veteraníssimo e alguns convidados ilustres que também farão parte do grupo organizador do torneio. Esperamos fazer o melhor para engrandecermos e fortalecermos o futebol Veteraníssimo do Vale do Ribeira.
Miracatu, 18 de março de 2010.
Colaboração: Laerte de Camargo Araújo.

sábado, 13 de março de 2010

Prainha Futebol Clube (Aniversário)

PARABÉNS!!!
13.03.1929. Ainda era "Villa" de Prainha (hoje, Miracatu). De um povo humilde e trabalhador, que lutava dia a dia, na esperança de um futuro melhor. Gente que se dedicava de corpo e alma as suas festas tradicionais: Padroeira, Folia de Reis e Divino Espírito Santo.

Foi então que alguns abnegados pelo futebol e, entre eles: Manoel Nunes (Manoelito), Hipólito Ribeiro, Lauro, Emílio Galdino, João "Antão", Antonio Julião, Roldão Ferreira e Joaquim Dias Ferreira, fundaram o PRAINHA FUTEBOL CLUBE.
Nesses seus oitenta e um anos de história, foram muitos os que contribuiram para que esse clube continue figurando como destaque entre os esportistas Miracatuense, Valerribeirenses e Litorâneos.

Colaboração e Pesquisa: Laerte de Camargo Araújo.

quarta-feira, 10 de março de 2010

I-Taça Regional de Futebol - nº 04

ATENÇÃO!!!
Devido as fortes chuvas que ocorreram no último sábado (06/03), no Vale e principalmente na cidade de Juquiá, sede dos dois primeiros jogos do Torneio Regional, foi cancelada a rodada da I-TAÇA REGIONAL DE FUTEBOL (AMADOR).

Nesse final de semana, ou seja, dia 13/03, o torneio terá seu início, com os jogos já programados na tabela, só alterandos a datas subsequentes.
Miracatu, 10 de março de 2010.
Fonte: MUNDO DOS ESPORTES (JORGE).
Colaboração: Laerte de Camargo Araújo.

terça-feira, 9 de março de 2010

Prainha Futebol Clube (1993)

Prainha
Em pé: Jair, Titeta, Toninho Portela, Ismar, Zezéco, Barreto, Bil, Ademir Forró, Sergio e Nelsinho.
Agachados: Bino, Zezinho Bezerra, Robertinho, Cidão, Tico, Adilson, Dario e Betinho.

Ano de 1993, Campeonato Municipal de Veteranos (35 anos) de Miracatu. O Prainha Futebol Clube se tornaria campeão daquele ano. Mais um registro desse glorioso clube que nesse ano de 2010, no dia 13 de março, completará 81 anos de história. Em 1994, novamente campeão, ou seja, Bi-Campeão Municipal de Veteranos (35 anos).

É o clube mais tradicional do Vale do Ribeira e Litoral Sul. Infelizmente muitos outros já não existem mais, pra grande tristeza dos abnegados pelo futebol. Equipes que engradeciam em muito o nosso futebol varzeano.
Fotos/Fonte: José Luiz Zezéco da Silva.
Pesquisador; Laerte de Camargo Araújo.

sábado, 6 de março de 2010

É! essa vida tem dessas coisas. Uma bola, esférica, rendonda, até pode ser quadrada, mas é o suficiente pra "mulekada" correr atrás dela. Lembro-me da bola de "capotão", quando chovia, parecia "chumbo" mas, o que valia e sempre vale, é correr atrás da "pelota". Do "kichute", (rsrsrs), é, sempre será, a bola, aquela que faz "milagres". Milagres e milagrosa, uma simples bola, o suficiente pra agitar toda uma uma geração de sonhos, de ser um Sócrates, um Pedro Rocha, um Rivelino é, a nosssa várzea, cheia de vida e lamentos. Quem não sonhou um dia chegar lá???
Idas e vindas. ohohoho!!! O brasileiro nasceu pra "jogá",não só com a vida mas, também com o futebol que é, a nossa "cachaça", a farinha, a "carne seca"e o principal de tudo, "fazedor" de amizades. Churrasco, "brejas, "papo furado", enfim, é um modo de ser, de viver e conviver. É isso aí amigo Maebara, leva esse nosso maior tesouro, que é o "Football"
Miracatu, 06 de março de 2010.
Foto/Gentileza:Maebara (Made in Japan).

Colaboração: Laerte de Camargo Araújo.