sábado, 27 de junho de 2009

Crônicas

Crônicas
O Prainha Futebol Clube está comemorando nesse ano, oitenta anos de história. O primeiro nome da cidade "Prainha", está estampado em seu manto sagrado. Acompanhei muitos jogos quando moleque. Sempre morei no Morro do Piolho (Jd.Bela Vista), então não saía da beira do campo, seja pra "batê" uma pelada (travinha), rebatida ou pra assistir os craques Prainhense aos domingos.
Me recordo muito bem de um festival do Prainha, em que foi convidado pra fazer a "Prova de Honra", o Palmeirinhas da cidade de Itanhaém. Era considerado na época, uma das melhores equipes do litoral. Sua filosofia de trabalho era investir em novos valores e revelou grandes talentos varzeanos, inclusive excursionava pelo Mercosul para a disputa de torneios.
Nessa época devia ter uns 12 ou 13 anos de idade, isso por volta de 1973 ou 1974. "Prova de Honra". O Prainha contava em suas fileiras com jogadores como: Jair, Edgard, Isnaldo, Inho, Gótica, Dico, Paulo, Bino, Ari, Daica, Nego e um dos melhores jogadores da região, se não o melhor, Anselminho, sob o comando do técnico Genésio. Juiz do jogo, Alberto Brandão. No primeiro tempo, o Prainha, por ser um time mais experiente, acabou envolvendo o Palmeirinhas e saiu vencedorpela contagem mínima, gol de Anselminho.
O que me chamou a atenção nessa primeira parte do jogo, além do próprio Prainha, foi o técnico da equipe visitante, não parava de gritar com os seus comandados, já que seu time estava sendo completamente envolvido.
Após o intervalo, o técnico do Palmeirinhas retornou como jogador de sua equipe. No segundo tempo, aquele cara moreno que ficava berrando ao lado das quatro linhas, entrou, comandou e ainda fez os 2 gols da virada em cima do Prainha, deu uma verdadeira aula de futebol.
Faltando praticamente 3 minutos pro encerramento da partida, o juiz do jogo, Alberto, dá um penâlti a favor do time da casa. Nessa hora, a confusão tava armada, a equipe visitante querendo se retirar de campo, não se conformava com a marcação daquela falta. Entre idas e vindas, acabaram aceitando e deixaram o Prainha cobrar o penâlti. Anselminho bateu e empatou o jogo. Dada a saída do meio de campo, o juiz encerra a partida. O troféu da "Prova de Honra" fica com o time da casa, já que é de praxe que o empate dáva-lhe essa prerrogativa
Até hoje, quando encontro com o meu amigo Alberto (o juiz), recordo dessa história. Ficou e ficará marcada nos anais do futebol regional como um dos grandes jogos da várzea ribeirinha e litorânea.
Miracatu, 27 de junho de 2009.
Autor: Laerte de Camargo Araújo.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

X-Campeonato Regional de Veteraníssimos (COMUNICADO)

X-CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANÍSSIMO DO BAIXO VALE DO RIBEIRA.

COMUNICADO URGENTE!!!

Conforme comunicado da Comissão Organizadora, por intermédio do
Sr. Júlio, não será realizada a rodada do dia 27/06/2009 (cancelada), devido a
contínua precipitação de chuvas desde 25/06/2009, o que alterou as condições em
vários gramados, impossilbilitando a utilização dos mesmos, ficando a rodada
adiada para o dia 04/07/2009.

Miracatu, 26 de junho de 2009.
Colaborador: Laerte de Camargo Araújo.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

X-Camp. Reg. de Veteraníssimos (RESULTADOS DA 4ª RODADA)

X-CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANÍSSIMO DO BAIXO VALE DO RIBEIRA.

4ª RODADA - 27/06/2009.

    1. Eldorado x Registro (AABB)
    2. Iguape x Miracatu
    3. Cajati x Cananéia
    4. Sete Barras x Ilha Comprida
    5. Jacupiranga x Juquiá
    6. Ilha Comprida (CIC) x Registro
      Miracatu, 24 de junho de 2009.
      Colaborador: Laerte de Camargo Araújo.

X-Camp. Reg. Veteraníssimos (RESULTADOS DA 3ª RODADA)

X-CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANÍSSIMO DO BAIXO VALE DO RIBEIRA.

RESULTADOS DA 3ª RODADA

21/06/2009

    1. Eldorado 1 x 1 Sete Barras
    2. Miracatu 2 x 6 Registro (AABB)
    3. Ilha Comprida (CIC) 3 x 3 Cajati
    4. Ilha Comprida 3 x 3 Iguape
    5. Jacupiranga 0 x 2 Registro
    6. Cananéia 4 x 3 Juquiá
      Miracatu, 24 de junho de 2009.
      Colaborador: Laerte de Camargo Araújo.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Crônicas

Ainda me Lembro...III
No ano de 1988, (puxa vida, lá se vão vinte e um anos, não é brincadeira...) nascia no Município de Miracatu, o C.S.F.C. (Centro de Saúde Futebol Clube). Isso mesmo, era o time do Vado. Naquele ano, vários funcionários da saúde resolveram inscrever um time no campeonato local. O time era bom, durou vários anos e infelizmente já não existe mais.
Porém, deixou uma história de muitas vitórias, alguns títulos e outras tantas "aventuras" da nossa várzea. Lembro-me do CS com carinho, pois foi meu primeiro contato, de fato, com a várzea em Miracatu, pois (como eu gosto de desenhar), me convidaram para inventar um emblema para o time. O desenho era simples, tinha uma cobra enrolada em uma bola, o ano 1988 e as iniciais CSFC.
Lembro-me de ter ficado muito orgulhoso de ver o desenho na camisa verde, branca e preta. Acompanhei muitos jogos no CS. Bem antes disso, voltando mais a "fita", ainda me lembro de tempos felizes em que o evento mais esperado, mais ansiosamente aguardado por todos do Bairro, ali em Cedro, Juquiá, era quando vinha nos "visitar" o temido, o admirável, Falcão de São Vicente!!! Sim, o Falcáo de São Vicente.
Meu amigos, vocês não tem noção o que era esse jogo pra nós de Cedro. Era um verdadeiro evento. Além do jogo ser um "pega", eram bons jogos, primeiro e segundo quadros, puxa vida, passávamos o dia inteiro no campo. Eu não jogava, assitia a tudo desde o primeiro apito do juiz até o quando o sol se punha no horizonte, levando consigo a "delegação" vicentina que prometia voltar no próximo ano.
E muitas vezes voltou, e todas as vezes foi algo especial para mim. Era realmente algo de feliz para aquele bairro. Ainda me lembro das sardinhas na brasa que eles, do Falcão, ofereciam para nós ali, ali mesmo na pracinha. Armavam a churrasqueira e pronto! A brincadeira tava "armada". Os resultados dos jogos? Não me lembro...também, pudera. Mas, o importante sempre foi a mágica que essa visita nos proporcionava. Vale, gente boa, já falei demais. Vamos guardar assunto para as próximas.
Miracatu, 16 de junho de 2009.
Cronista: Apollo Rendón

segunda-feira, 15 de junho de 2009

X-Camp. Reg.Veteraníssimos (RESULTADOS DA 3ª RODADA)

X-Campeonato de Futebol Veteraníssimo do Baixo Vale do Ribeira.


3ª RODADA - 20/06/2009.
  1. 15:00h Eldorado x Sete Barras
  2. 15:00h Miracatu x Registro (AABB)
  3. 15:00h Ilha Comprida (CIC) X Cajati
  4. 15:00h Ilha Comprida X Iguape
  5. 15:00h Jacupiranga x Registro
  6. 15:00h Cananéia x Juquiá
    Miracatu, 15 de junho de 2009.
    Colaborador: Laerte de Camargo Araújo

X-Camp. Reg. de Veteraníssimos (RESULTADOS DA 2ª RODADA)

X-Campeonato de Futebol Veteraníssimo do Baixo Vale do Ribeira.

RESULTADOS DA 2ª RODADA - 13/06/2009.

  1. 15:00h JUQUIÁ 2 X 2 ELDORADO
  2. 15:00h REGISTRO 2 X 2 MIRACATU
  3. 15:00h CAJATI 2 X 3 JACUPIRANGA
  4. 15:00h SETE BARRAS 1 X 1 IGUAPE
  5. 15:00h ILHA COMPRIDA 3 X 0 ILHA COMPRIDA (CIC)
  6. 15:00h REGISTRO (AABB) 1 X 1 CANANÉIA

Miracatu, 15 de junho de 2009.

Colaborador: Daniel Ferreira da Silva.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

X-Camp. Reg. de Veteraníssimos (RESULTADOS)

X-Campeonato de Futebol Veteraníssimo do Baixo Vale do Ribeira.
RESULTADOS DA 1ª RODADA - 06/06/2009.
    1. 15:00h Eldorado 4 x 0 Miracatu
    2. 15:00h Cajati 1 x 0 Iguape
    3. 15:00h Sete Barras 3 x 1 Cananéia
    4. 15:00h Ilha Comprida 2 x 2 Registro
    5. 15:00h Juquiá 3 x 1 Registro (AABB)
    6. 15:00h Jacupiranga 2 x 5 Ilha Comprida (CIC)
Miracatu, 10 de junho de 2009.

Colaborador: Júlio Cesar Jovelina.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

X-Camp. Reg.de Veteraníssimos (2ª rodada)

X-Campeonato de Futebol Veteraníssimo do Baixo Vale do Ribeira.

Charge: Apollo Rendón
2ª RODADA - 13/06/2009.
    1. 15:00h Juquiá x Eldorado
    2. 15:00h Registro x Miracatu
    3. 15:00h Cajati x Jacupiranga
    4. 15:00h Sete Barras x Iguape
    5. 15:00h Ilha Comprida x Ilha (CIC)
    6. 15:00h Registro (AABB) x Cananéia

Miracatu, 08 de junho de 2009.

Colaborador: Laerte de Camargo Araújo.

Crônicas

Ainda me lembro...II
Olá, gente boa! Vim contar-lhes mais uns "causos"... Ainda me lembro de quando o Cedro foi fazer um jogo lá no Divisor, entre Biguá e Iguape e na volta a Toyota que levava os "atletas" perdeu o freio na serrinha...imaginem só... foi um tal de "neguinho" pular de cima da carroceria... ainda bem que nada de mais grave ocorreu naquele dia, ficando apenas a lembrança que hoje torna-se cômica (mas que poderia ter sido uma tragédia...).
O Cedro Futebol Clube, saía para jogar em várias cidades. Me lembro de uma vez que foi jogar na Piúva (Bairro de Juquiá). Chegamos lá de toyota e não havia ninguém. O campo era uma capoeira que o mato cobria todo. Só se via banana e capim. De repente começou a aparecer a "delegação" adversária.
O árbitro era daquele que apitava com o facão na cinta... (não, não era para matar ninguém, Deus nos proteja!!!), era para ir abrindo picada no meio do campo... Pois é, gente amiga, é sério se não fosse cômico. E o saudoso "seu" Conterra, homem bom... me lembro que quando o assunto era futebol, o técnico era ele, ou seja, seu nome era o primeiro a ser lembrado.
"Hoje vamo diputá uma pôa de honra lá em Piuíbe", dizia ele, com a sua lingua presa. Ele se referia a uma prova de honra que o Cedro disputaria na cidade de Peruíbe naquele dia. Como era gostoso aquele tempo. O futebol varzeano por estas bandas sempre foi encarado com muita seriedade por pessoaas apaixonadas por futebol assim como ele: "seu" Conterra, "seu" Divino, meu avô "seu" Jacyr.
Enfim, muitos outros homens que foram e sempre serão história para nós. Naquele dia voltamos de ônibus de Peruíbe, chegamos tarde em casa, pois o nosso amigo Juarez se perdeu de nós (essa já é outra história...). E o pagode pegou fogo aquele dia: "Azul e branco, sinal de guerra, é o Cedrão que estremece a terra..." Valeu, gente boa!
Miracatu, 08 de junho de 2009.
Colaborador: Apollo Rendón

domingo, 7 de junho de 2009

X-Camp. Reg. de Veteraníssimos (Eldorado x Miracatu)

Miracatu


Pelo início do X-Campeonato de Futebol Veteraníssimo do Baixo Vale do Ribeira, se confrontaram na cidade sede, Eldorado x Miracatu. O primeiro tempo terminou com o placar de 2 x 0 para o time da casa, finalizando em 4 x 0 no segundo tempo.

Eldorado.

Colaborador: Laerte de Camargo Araújo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

X-Campeonato Regional de Veteraníssimos (1ª RODADA)

X-Campeonato de Futebol Veteraníssimo do Baixo Vale do Ribeira


VAI COMEÇAR!!!
Charge: Apollo Rendón/2009.
1ª RODADA - 06/06/2009.
  • 15:00h Eldorado x Miracatu
  • 15:00h Cajati x Iguape
  • 15:00h Sete Barras x Cananéia
  • 15:00h Ilha Comprida x Registro
  • 15:00h Juquiá x Registro (AABB)
  • 15:00h Jacupiranga x Ilha Comprida (CIC)

Miracatu, 01 de junho de 2009.

Colaboração: Laerte de Camargo Araújo.

Crônicas

Ainda me lembro... I

Ainda me lembro do já saudoso Bento Pupo gritando na beira do campinho: "Foi 'gor', foi 'gor', seu juiz!!!..." Lembro-me do campo ruim, das valas de esgoto que corriam nas laterais, da casinha sede, nosso vestiário, todo precário... mas, aquele era o nosso Morumbi, o nosso Maracanã.
Alí nos divertíamos, brigávamos, sorríamos e também chorávamos nos nossos "Clássicos Regionais". Tudo isso foi ali no Bairro de Cedro, aonde passei boa parte da minha vida. Eu não era do primeiro, nem do segundo, mas muitas vezes fui testemunha de jogadas dignas de craques e também de muitas jogadas de "pernas-de-pau".
Vi muita bola sujar as roupas da casa da vizinha que ficava bem atrás de um dos gols. Vi muito goleiro frangar em troca de uma geladinha depois do jogo (olha a mala-preta aí!). Vi o técnico Conterra gritar do banco: "Foi pêni juí!!!" ele dizia com a sua lingua presa pedindo penalti para sua autoridade do jogo, que na época não era chamado de professor e, também, muitas vezes apanhava em campo. Coitado do "seu" juiz.
Vi muito apitador jogar o apito fora e sair do campo antes do término do jogo por pressão da torcida. Foi muito bom esse tempo. Lembro-me do time de Cedro entrar em campo, muitas vezes fiz parte do pagode depois dos jogos onde cantávamos assim: "Azul e branco, sinal de guerra, é o Cedrão que estremece a terra", virou o nosso "hino" oficial.
Laerte puxava o samba (esse não é o Laerte responsável por este blog, não confundam...). Aos poucos vou puxando da memória fatos que pelo tempo vão se apagando mas que não deveriam. Quando me lembrar de mais algum "causo", volto aqui para escrever-lhes. Valeu, gente boa!!!
Miracatu, 01 de junho de 2009.
Autor: Apollo Rendón.