domingo, 31 de maio de 2009

X-Camp.Reg.de Veteraníssimos (Torneio Início/Eldorado)

Sete Barras


Torneio de abertura do X-Campeonato Regional de Veteraníssimo/2009, na cidade sede/Eldorado, com a participação de todas as equipes. 0 2º jogo foi entre Miracatu 1 x 1 Sete Barras (campeão/2008).

Miracatu
Em pé: Nildo, Cardoso, Raimundo, Gilson, Bil, Peteca, Zézinho Plácido, Edu, Arlindo, Jaime e Santino.
Agachados: Nelsinho, Laerte, Dario, Neguinho, Paulo, Zezinho Bezerra, Dorival, Barreto e Oriel.

Fonte: Laerte de Camargo Araújo.

terça-feira, 26 de maio de 2009

X-Campeonato Regional de Veteraníssimo (Reunião em ELDORADO)

Ata da 1ª Reunião do Campeonato Regional de Veteraníssimo 2009.

Eldorado, 07 de maio de 2009.
Aos sete dias do mês de maio de 2009, reuniram-se em uma lanchonete, com o nome de Paraty,na cidade de Eldorado, as seguintes pessoas para discutirem assuntos referente à forma de disputa do Campeonato de Veteranos que irá ser realizado no ano de 2009, onde marcaram presença as seguintes representações: Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Ilha Comprida (SIC), Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Registro, Registro (AABB) e Sete Barras.
Em primeiro instante falou o Sr. Robert (Diretor de Esportes de Eldorado), cumprimentando todos em nome do Prefeito Municipal de Eldorado, relatou também da importância da permanência do Sr. Miro no Deptº, pois sua experiência e competência são muito significativas para o andamento do esporte no Município. Posteriormente apresentou a comissão composta por Delmiro, Ataíde, Dilcinei, Roberto e Nozinho.
Com o início da reunião, todos os presente assinaram a lista de presença. os presentes questionaram de se ter um prazo para a inscrição dos atletas, ficando acertados que só será permitida a inscrição até o final do 1º turno (especificamente na penultima rodada do 1º turno, conforme o regulamento); Foi colocada também pelos presentes, a importância de se assinar as fichas e preenchidas corretamente e posteriormente tirar cópia das mesmas.
Na questão de cancelamento de rodada, decidiu-se que, quando do cancelamento de uma partida, todas as demais serão canceladas para não haver tumulto nas rodadas seguintes, e todas as equipes serão avisadas por telefone e e-mail, questão essa aprovada por todos o presentes.
Foi colocado e discutido também, sobre a questão dos atletas abaixo de 50 anos, e ficou decidido que toda equipe pode fazer uso de um atleta de 47 anos, seja visto que esse só poderá atuar como goleiro, o qual terá carteirinha de cor diferenciada.
O representante de Sete Barras levantou a questão sobre jogador de outra cidade com residência comprovada no Município se este poderia atuar, e de maneira unânime, todas as outras representações optaram por não ser permitida a presença desse atleta, evitando assim transtornos futuros.
Foi também realizado o sorteio da data do Festival para o início do Campeonato, ficou decidido que a data será no dia 30 de maio de 2009, e posteriormente em outro sábado , dia 06 de junho de 2009, o início do Campeonato.
Para esse festival as regras são as seguintes: Confronto entre duas agremiações e a vencedora ganha um troféu representativo. E que os times campeão, vice-campeão e terceiro lugar, recebem os troféus maiores, onde o critério para essa escolha será o saldo de gols e, em caso de empate, o critério será escanteios e, em seguida, cartões.
E por último realizou-se o sorteio dos confrontos e previsão dos horários para os jogos do festival, sendo eles:
  • 1º jogo: Eldorado x Jacupiranga - das 09:30 às 10:35h
  • 2º jogo: Sete Barras x Miracatu - das 10:35 às 11:40h
  • 3º jogo: Registro x Juquiá - das 11:40 às 12:45h
  • 4º jogo: Iguape x Cajati - das 12:45 às 13:50h
  • 5º jogo: I.Comprida x Ilha (SIC) - das 13:50 às 14:55h
  • 6º jogo: Cananéia x Registro (AABB) - das 14:45 às 16:00h

Sem mais nada a tratar, eu, Ataíde dos Santos de Almeida, subscreví e assinei a presente Ata, a qual vai assinada por demais presente, anexada na folha da Ata.

Miracatu, 25 de maio de 2009.

Colaboração: Júlio Silva.

domingo, 24 de maio de 2009

Amistoso (Miracatu x Ilha Comprida)

Amistoso preparatório para o X-Campeonato Regional de Veteraníssimos. Placar final Miracatu 3 x 1 Ilha Comprida.
Miracatu
Em pé: Raimundo, Dico, Zézinho Bezerra, Nildo, Ismar, Nelsinho e Paulo
Agachados: Gringo, Zé Eduardo, Barreto, Silas e Tico bala.

Ilha Comprida

Colaboração: Laerte de Camargo Araújo.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Histórias do Futebol Regional-Nº 12 (A.A.Iguapense x Brasil F.C.)

Realizou-se no campo da rua Direita, em Iguape, no dia 25 de março de 1928, o 2º encontro entre a Associação Atlhética Iguapense e o Brasil Futebol Clube de Alecrim (hoje, Pedro de Toledo).
Reinava grande expectativa no meio futebolístico de Iguape, quanto ao clube visitante, pois era tido como o Campeão da "Zona"(Linha Peruíbe-Juquiá).
Faziam precisamente 5 meses que a caravana iguapense atendeu ao convite do Brasil, se dirigindo a aquela localidade, em que estava em disputa a taça "Laborde", cujo amistoso foi registrado um empate de 1 x 1.
O jogo teve início às 15:30h, tendo como juiz o Sr. Quinco Sanches. A escalação das equipes foi a seguinte:
Associação Atlhética Iguapense:
Américo
Acácio e Nelson
Pereira, Thiago e Young
Onésio, Procópio, Nando, Dácio e Ramos.
Reservas: Arthurzinho e Carneiro.
Brasil Futebol Clube:
Pettenatti
Liló e Guido
Macuco, Nhonhô e Hugo
Seabra, Mouryr, Lobo, Alberico e Henrique.
Reservas: Brasil e Garibaldi.
O primeiro tempo terminou com um empate em 2 x 2. O segundo foi finalizado em 3 x 3. Marcando para o Brasil: Henrique, Seabra e Alberico e para a Associação Atlhética: Thiago, Dacio e Ramos.
Houve cobrança de entrada, os preços eram;
Homens................................1$500
Senhoras e crianças............1$000
A caravana dos Alecrinenses chegou no sábado (24), ficando hospedados em Hotel. Após o encontro futebolístico, que foi abrilhantado pela banda musical "Santa Cecília", ouve discursos e troca de brindes. Na segunda de manhã, os Alecrinenses regressaram em condução especial à Juquiá, chegando a noite.
Fontes: Jornal "O Iguape", 25 de março de 1928 - Anno IV - Num 156.
Jornal "O Iguape", 01 de abril de 1928 - Anno IV - Num. 157.
Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" - Miracatu-SP.
Miracatu, 21 de maio de 2009.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Histórias do Futebol Regional-Nº 11 (Ilha Rasa)

Ilha Rasa Futebol Clube, Bi-campeão da 2ª divisão do Campeonato Municipal da Estância Turística do Município de Eldorado (1992 e 1993).

Em pé: O técnico Luiz, Moisés, ?, Camarão, Kléber, Rubens, Paulinho, Camilo, João Gordo, André e Marcelinho.

Agachados: Tiuta, Zézinho, João Cheiroso, Luciano, Marcos e Amauri.

Foto: Camilo Aparecido Almeida.

Miracatu, 21 de maio de 2009.
Pesquisa e colaboração: Camilo Aparecido Almeida.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Crônicas

Numa linda manhã de sol de quinta-feira, na Concha Acústica, a molecada vai se achegando, sempre a procura da bola, atrás quem sabe, do sonho de algum dia chegar lá.
Ser um Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rogério Ceni ou Kaká. Mas uma coisa desperta a atenção! Aparece um garotinho com a camisa do Corinthians, meio desgastada pelo tempo, a calça, arrastando no chão batido, corpo franzino, pés descalços, olhar inocente e cativante.
Início de mais uma etapa, e ele lá, olhar maroto, quem sabe, pensando em ser chamado para correr atrás da pelota. Quando alguma bola fica desapercebida, lá está ele, abraçando-a como se fosse o brinquedo mais precioso naquele momento.
É, O futebol é feito de sonhos e, quem não sonhou?
Miracatu, 15 de maio de 2009.
Autor: Laerte de Camargo Araújo.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Personagens do Futebol Regional - Nº 03

João Carlos (SP.), Nazinho (habilidoso ponta direita) "in memorian", Anselminho (um dos mais conhecidos jogadores da região), Zoca e Nivaldo "in memorian".
Foto: Isnaldo Lima da Costa


Atletas que fizeram parte do Prainha Futebol Clube na década de 60. Essa registro foi feito antes do início do jogo com a equipe do temível E.C. Bandeirantes de Pedro de Toledo, em 1967, válido pelo Campeonato Regional (Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe e Itanhaém), no Campo Municipal da Estação, em Miracatu.

Fontes: Isnaldo Lima da Costa e Odair Amâncio (Daica).
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo

sábado, 9 de maio de 2009

Histórias do Futebol Regional-Nº 10 (Juquiá)

Em Santo Antonio do Juquiá, a exemplo do que estava acontecendo em Iguape e nas "Villas", os esportistas estavam preocupados em alavancar o futebol, afim de dar ao esporte uma função prática e desenvolvida, de modo a poder ao menos, igualar em valor, o que já havia na "Zona (Linha Peruíbe-Juquiá) há três anos. Como era de se esperar, recebeu total apoio dos esportistas.
Santo Antonio do Juquiá - anos 30/40.
Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" - Miracatu-SP.
Antes que outras localidades já o fizesse, em Juquiá eram disputadas provas de natação e corrida a pé de resistência, cujo objetivo era dar aos praticantes a noção do verdadeiro esporte. Do mesmo modo que em Iguape, o futebol encontrou muitos adeptos.
Em princípios de janeiro de 1920, organizou-se definitivamente, por um grupo de "Foot-ball" que, reunidos na residência do Sr. João Adorno Vassão e sob a presidência do mesmo, constituíram em sociedade, a "Associação Athética Juquiá", cuja natureza era promover e incentivar a prática do emocionante esporte "Brittanico".
Logo no início de sua organização, os resultados não eram muito satisfatórios, ao enfrentar vários "Clubs" das proximidades, entre os quais o destemido Prainhense, da "Villa de Prainha" (hoje, Miracatu), cujo valor os iguapenses já haviam constatado.
Depois de sua nova diretoria promovida em janeiro de 1921, a "Associação Athética Juquiá", passou a ter vitórias importantes que muito contribuíram para alavancar o nome no cenário regional.
Seus principais jogadores eram:
Lupércio, Pedro, Freire, Benedicto, Maximiano, Alfredo, Tonico, Da Silva, Salú, Juvêncio, Cardozo (que jogou no Ipiranga de São Paulo) e João Vicente Vassão (habilidoso ponta direita).
Esses foram alguns dos muitos desportistas, conhecidos ou anônimos, que contribuíram para a implantação e o desenvolvimento do futebol em Juquiá e região.
Fontes: Jornal "Tribuna de Iguape" - 11 de novembro de 1920-Anno VII-Num.259
Jornal "Tribuna de Iguape" - 05 de junho de 1921-Anno IX-Num. 33
Acervo: Museus Municipal "Pedro Laragnoit" -Miracatu- SP.
Miracatu, 09 de maio de 2009.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

X-Campeonato Regional de Veteraníssimo (Reunião em Eldorado)

Representantes de Sete Barras e o amigo Edu

Representantes de Registro e Ilha Comprida: "Tiguera" e Trevisan

Comissão Organizadora
Em pé: Miro, Robert, Athayde, Dilcinei, Roberto e Tonhão, observado pelo representante de Iguape: Sr. Irson Carravieri, mais conhecido como "batatinha"

Em reunião realizada na cidade de Eldorado, em 07 de maio do corrente ano, o Diretor de Esportes do Município, Sr. Robert, agradeceu a presença dos representantes das equipes participantes do X-Campeonato Regional de Veteraníssimo-2009 e reafirmou Eldorado como cidade sede e apresentou a sua equipe de trabalho que o auxiliará na organização do torneio.

Foram discutidos e definidos alguns ítens do regulamento, sendo um dos mais reelevantes, a punição à equipe que cometer 2 (dois) WO: suspensão de 1 (um) ano a todos os atletas e Comissão Técnica.
O torneio início será no dia 30 de maio na cidade sede/Eldorado e será dado o pontapé inicial do Campeonato na semana seguinte, ou seja, em 06 de junho de 2009. Também serão entregues o regulamento e a tabela. A verdadeira intenção do torneio início é o congraçamento de todos os participantes e consequentemente a integração do atletas varzeanos do médio e baixo Ribeira.
Representantes das equipes.
Equipes participantes do Campeonato:
AABB (Registro), Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Registro, Sete Barras e SIC (Ilha Comprida).

Tabela do Torneio início: valendo 1 troféu, jogo de 30' x 30'.

1º jogo - ELDORADO X JACUPIRANGA - início, 09:30h.

2º jogo - SETE BARRAS X MIRACATU
3º jogo - REGISTRO X JUQUIÁ

4º jogo - IGUAPE X CAJATI

5º jogo - I.COMPRIDA X SIC (ILHA COMPRIDA)

6º jogo - CANANÉIA X AABB (REGISTRO)

OBS.: A equipe que obtiver maior saldo de gols, levará a maior taça.
Colaboração: Laerte de Camargo Araújo.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Prainha Futebol Clube (2º-outubro de 1969)


Em pe: "Beijoca", "Gótica", Ari, "zeca", "magrinho" e Paulo "garça".
Agachados: Nilo, Provais, João Carlos, "Zé riba" e Rui.
Crianças: Breno, Adílson e Joaquim (tico bala)
Foto: Maria Barbosa
Prainha teve um 2º quadro nos anos 60 e ínicIo dos 70, que manteve uma série invicta de 33 partidas. Esses jogos eram disputados na região do baixo, médio e alto Ribeira, Litoral Sul e Baixada Santista. E em outubro de 1969, no Festival promovido pelos Prainhenses, enfrentou a equipe da FIAT de S.Paulo, goleando por 7 x 0.

Fontes: Luiz Antonio (magrinho).
Jorge Provais.

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Histórias do Futebol Regional (APORTUGUESANDO)

Com o surgimento do futebol no Vale do Ribeira e Litoral Sul em princípios do Séc. XX, mais precisamente a partir de 1917, a imprensa jornalística local, utilizava termos ainda não aportuguesados para descrever os encontros futebolísticos de então. Isso se deu no período de 1917 a 1922. A seguir, alguns exemplos:
Foot-ball.................................................Futebol
Club.........................................................Clube
Ground....................................................Espaço de jogo (chão)
Team.......................................................Time
Field.........................................................Campo
Corner.....................................................Escanteio
Sport Man...............................................Homem do esporte
Hall-Time.................................................Meio campo
Captain....................................................Capitão
Nack.........................................................Beque
Shoot.......................................................Chute
Goal Keeper...........................................Goleiro
Referee....................................................Árbitro ou Juiz
Forward...................................................Avançado
Hands......................................................Mãos
Goal..........................................................Gol
Match Trainning....................................Jogo treino
Touche....................................................Toque
Center Half..............................................Meio campista ou zagueiro
Miracatu, 05 de maio de 2009.
Fontes: Jornais "O Prainhense" e "Tribuna de Iguape" - período: 1919 à 1922.
Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" - Miracatu-SP.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Personagens do Futebol Regional-Nº 02

João Carlos, Anselminho, Bélvio e Bodinho (anos 60)
Local: Campo da Estação - Miracatu
Prainha Futebol Clube
Foto: Samuel Moreira da Silva "in memorian"

A década de 60 foi o auge do futebol na região. Grandes equipes disputavam o Campeonato Regional (Linha Santos-Juquiá): São Paulo (Itanhaém), D.E.R. (Peruíbe), União (Itariri), Bandeirante (P.Toledo), Prainha (Miracatu), Pantera e Brasil (Juquiá).
Muitos craques varzeanos desfilaram pelos gramados, entre eles: Anselminho, Beto Marietto, Dito "Piquira", "Onça", Manolo, Abdo, Paulinho do "Mercanossa", João Carlos (SP), Carlinhos (SP), Bélvio (Santos), Daíca, Tuto, etc...
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Histórias do Futebol Regional - Nº 8 (Cananeia)

O "Foot-ball" teve o seu impulso em Cananéia, quando em 22 de maio de 1920, por iniciativa de diversos jovens da comunidade, fundou-se um clube esportivo com a denominação de "Associação Athética Cruzeiro do Sul", a qual tinha por finalidade, desenvolver os seus sócios nos diversos segmentos do esporte e fazê-los compreender os benefícios da atividade esportiva.
Em assembléia geral, foi eleita a sua primeira diretoria, que ficou assim constituída: Presidente, Juvenal Fraga; Vice, Orsini Dias Bicalho; 1º Secretário, Frederico Trudes da Veiga; 2º Secretário, Paulino de Camargo; 1º Tesoureiro, Paulo Porfírio Paiva, 2º Tesoureiro, Antonio do Vale e Diretor Esportivo, Cícero Cruz.
Em 16 de novembro de 1924, o Cruzeiro do Sul se desloca até a cidade de Iguape, pelo rebocador "Amy", para jogar com o "America Foot-ball Club", em que estava em disputa, a taça "Teixeira Borges". A hospedagem fora no Hotel SãoPaulo e, acompanhados da banda musical "Euterpe", ambas as equipes foram conduzidas até a praça de esportes.
O primeiro jogo entre os 2ºs. quadros, terminou com o placar de 3 x 1 para o "America". E o segundo, entre os 1ºs. quadros, saiu também vencedor o "América" por 1 x 0, gol de Paulo.
1º quadro do "América":
Dario
Thiago e Paulo
Tião, Chico e Pereira
Hermínio, Abílio, Accácio, Totó e Castiçal.
1º quadro do "Cruzeiro do Sul":
Jango
Aurélio e Oswaldo
Líbero, Adherbal e Clímaco
João, Zequinha, Nenê, Totó e Zacharias.
Depois do jogo, no confortável Hotel S.Paulo, foi servido um jantar aos visitantes, logo após, um sarau.
Curiosidades: No segundo tempo de jogo, dois jogadores do "Cruzeiro do Sul" se contundiram, enfraquecendo a equipe, tornando o jogo "frio", fato esse que provocou repercussão entre os torcedores na arquibancada, foi então que, o Sr. Athayde, presidente do América, permitiu que um jogador do 2º quadro reforçasse o 1º.
Houve muito excesso dos torcedores iguapenses, conforme relatou um jornalista: Aqueles que tenham viajado e assitido a essas pugnas futebolísticas, será fácil veririficar que essas questões que falam tão alto contra o bom nome colletivo, são infelizmente frequentes, quasi inevitáveis e, até certo ponto fazem causa comum com a natureza excessivamente apaixonadora do violento esporte bretão, mal aclimatado em nosso paiz sob esse ponto de vista.
Miracatu, 01 de maio de 2009.
Fontes: Jornal "Tribuna de Iguape" - Domingo, 23 de maio de 1920 - Ann0 VIII-Num. 277.
Jornal "O Iguape" - 23 de novembro de 1924 - Anno I - Num. 13.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.