quarta-feira, 29 de abril de 2009

PRAINHA FUTEBOL CLUBE (2004)

Prainha, Campeão Municipal da categoria Veteranos (35 anos)-2004. Vencedor da final contra a equipe do Tomodashi pelo placar de 1 x 0. Gol assinado pelo atacante Aguinaldo (Gui).
Em pé: Jair, João "galo", Bil, Paulo, Silvio, Adão, Nado, Aguinaldo Lima, Ademir Barbosa, Maílson, Laerte e Dito.
Agachados: Ismar, Carlos, Saul, Gui, Claudinei, Ademir "forró" e Betinho.
Equipe campeã Municipal de Veteranos, categoria 40 anos, disputado em 2004, vencendo na final o time do Biguá F.C. por 2 x 1.

Em pé: Laerte, Álvaro, Ismar, Tico, João galo, Bil e Moisés.
Agachados: Dito, Gringo, Miltinho, Bigo, Aguinado, Ademir Forró e Betinho.

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Histórias do Futebol Regional - Nº 7 (Imprensa)

A imprensa escrita iguapense dava atenção à nova modalidade esportiva que se organizava. As partidas entre os dois primeiros times, por exemplo, a "Tribuna de Iguape", em sua "Secção Sportiva", desde 1919, traz informações sobre as jogos de Foot-Ball" disputados em Iguape. Um exemplo é essa notícia da edição de 27/07/1920:
Realizou-se no domingo passado, um match de foot-ball entre o Iguape e o América Foot-ball Club, para a disputa de uma bola gentilmente offerecida pelo revd. Padre Paschoal Cassesse e capitão Fioramante R. Giglio. O match teve início às 16 horas e presidido por numerosa assistência, correu cheio de lances de bravura tanto um team como de outro.
O Iguape, apesar dos claros esforços do Guarany; embora Priolli estivesse sempre em optima combinação; além das incontestáveis bem feitas rebatidas do Alencar; dos excellentes passes de Jarbas, do Giani e do Ferrari, não conseguiu entretanto livrar o seu rectangulo dos contínuos ataques de Deolindo, num dos quaes conseguiu um ponto para o seu club; dos certeiros shoots de Nandinho, que logrou também um belíssimo goal; das felizes e constantes escapadas do Paulo; das contínuas cabeçadas do Hermínio; dos potentes e bem sucedidos passes de Tião e de outros que se portaram perfeitamente fortes, revelando assim a eficácia do seu preparo esportivo.
Decorrido o primeiro half-time e após curto intervallo, começou o segundo tempo no qual os jogadores do América, apesar dos seus sacrifícios, não puderam, no entanto, ultrapassar o inimigo que se mostrava mais valente e sem dúvida, melhor combinado, atacando o antagônico com mais presteza.
É de justiça entretanto que digamos em abono da verdade que a ausência de Onésio, o succulento meia direita, a falta de Carvalho, vigoroso center-half, a falta de Chiquinho, half esquerda e a vaga de Gatto, bons jogadores esses de cujo concurso o Iguape não podia e não pode, absolutamente prescindir, muito contribuíram para o enfraquecimento do seu team. Nossas calorosas felicitações, pois, aos victoriosos que com tanto zelo conquistaram mais esse valioso premio.
Miracatu,
29 de abril de 2009.
Fonte: Jornal "Tribuna de Iguape" - Iguape, 27 de julho de 1920 - Anno VIII - Num. 283.
Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" -Miracatu - SP.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

X-Campeonato Regional de Veteraníssimo-1

Reunião realizada na Associação Atlética Banco do Brasil, em Registro, com a presença de representantes dos Municípios de: Cajati, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Registro e Sete Barras.
Abrindo os trabalhos, o Sr. Tutti (um dos idealizadores do Campeonato de Veteraníssimo), agradeceu a colaboração e dedicação de todos nesses nove anos de disputa e, que agora ele se retira da organização, abrindo espaço para que outros deem continuidade a esse notabilíssimo trabalho.
A seguir, ficou decidido que a cidade/sede do ano de 2009, será Eldorado Paulista (representante: Miro). Após, o Sr. Alfredo (Jacupiranga/Sede-2008), colocou alguns artigos do regulamento em discussão.
A nova Associação de Esportes e Cultura do Vale do Ribeira (Arbitragem), também se fez presente, por meio do diretor Claudinei. Ao fim dos trabalhos, ficou definido a nova data da reunião que será realizada na cidade/sede, ou seja, Eldorado Paulista, em 07 de maio do corrente ano.
Miracatu, 28 de abril de 2009.
Fonte: Laerte de Camargo Araújo.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

AMISTOSO (Sel.de Miracatu x Portuguesa)

Seleção de Miracatu 2 x 4 Portuguesa. Jogo realizado no Campo Municipal da Estação nos anos 90.


,Foto: Júlio Cesar da Costa.
Seleção de Miracatu. Em pé: Pica pau, Gui, Marcinho, Daicão, Marcelo, Juninho e Quinho.. Agachados: Anselminho, Carlinhos, Marcelinho, Aguinaldo, Bacana e Rodrigo.

Miracatu, 27 de abril de 2009.

Fontes: Júlio Cesar da Costa. Hélio Correa de Araújo (Pica Pau).

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Histórias do Futebol Regional - Nº 6 (Iguape e América Foot-Ball Club)

América Foot-Ball Club - 15.08.1924


Em Iguape, o "Foot-ball" ainda engatinhava e havia necessidade de uma associação esportiva para desenvolver o futebol de forma organizada. Em 11/05/1919, no salão do cinema Smart, foi convocada uma assembléia geral afim de fundar o "Iguape Foot Ball Club", com as presenças de: Augusto Rollo Júnior, Bento Pontes, João Bonifácio, Pérsio Muniz, Fernando Lino, Antonio Marques, Manoel Santiago, João Giani, Onésio França, Hermelino Gatto, Paulo Franco e outros, sob a presidência do Sr. João Bonifácio.


Em 01 de junho de 1919 seus estatutos são aprovados. Sua diretoria ficou assim constituída: Presidente, Bento Pontes; Vice, Dr. Raphael D'Urbino Ferrari; Diretor Esportivo, Luiz Priolli; Secretário, Manoel Santiago da Silva; 2º Secretário, Pérsio Muniz; 1º Tesoureiro, Onésio França; 2º Tesoureiro, Augusto Rollo Júnior; Procurador, Hermelino Gatto.


Pela sua presidência passaram também nos anos seguintes: Waldemiro Fortes, historiador, o capitão Floramante Giglio, várias vezes Prefeito de Iguape e o respeitado Padre Cassesse.


Sua sede social foi inaugurada em 02 de agosto com a presença da "ellite" iguapense e achava-se instalada em confortável prédio, dispondo de amplas salas para leitura, tênis de mesa, jogo lícitos e também um bem montado bar.
Seu campo só seria inaugurado em 08 de maio de 1921. Eram realizados campeonatos internos entre seus associados, alguns desses times se chamavam: Violeta, Cravo, Rosa, Corinthians, Paulistano, Palestra, etc. O Iguape encerrou suas atividades em 1925.
Em 11 de junho de 1919, era fundado o "América Foot-Ball Club". Sua primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente, Joaquim Paiva Júnior; Vice, Sebastião Ramos; Secretário, Alberto Cordeiro; Tesoureiro, Paulo Ramos; Diretor Esportivo, Antonio Gentil; Procurador, Antonio Veiga.


Pela sua diretoria passaram também o respeitado farmacêutico Waldomiro de Barros Athayde, José Idelfonso de Lima (Juca Lifonso), Francisco Giani e outros iguapenses de destaque. Seu uniforme era cor alvi-rubro.
Disputava-se amistosos e torneios internos entre seus sócios, alguns desse times denominavam-se: Branco, Vermelho, Amarelo, Verde, etc. O América atuou até fins da década de 20.
Fontes: Nossa História.ROBERTO FORTES. 2ª edição.2000.


Jornal "Tribuna de Iguape" - Iguape, 03/08/1919. Anno VII.Num.237.


Jornal "Tribuna de Iguape" - Iguape, 11/01/1920. Anno VII.Num.259.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

AMISTOSO (Oliveira Barros x Prainha)

Jogo realizado no Bairro de Oliveira Barros, preparatório para o Campeonato Municipal de Veteranos. Oliveira Barros 3 x 5 Prainha F.C.
Prainha Futebol Clube.
Em pé: Nilo, Dito, Donizetti, Ismar, Ademir Barbosa,Tico, Laerte e Paulo.
Agachados: Beto, Marcelo, Nelson, Ademir, Orlandinho e Uriel.

Oliveira Barros

Miracatu, 27 de abril de 2009.

sábado, 25 de abril de 2009

MOTORISTAS FUTEBOL CLUBE (REGISTRO)


"Motoristas Futebol Clube"

Foto: anos 50

Os esportistas, Acelino Campos, Nelson Brilu Badur, Álvaro Marques Alves, João Sakot, Francisco Hermógenes de Oliveira, José Antonio da Silva Júnior, Durval Marietto, João Marques e outros, fundaram o Motoristas Futebol Clube.

,.

Era um dos mais fortes concorrentes ao campeonato amador da Liga Registrense de Futebol, conquistando uma série invicta de 25 partidas durante o ano de 1956, cuja diretoria era composta por: Presidente de Honra, Benjamin Gianni; Presidente, Acelino de Campos; 1º Vice-presidente, Durval Marietto; 2º Vice-presidente, Francisco Hermógenes de Oliveira; 1º Secretário, José Antonio da Silva; 2º Secretário, Antonio Marques; 1º Tesoureiro, João Sakoti; 2º Tesoureiro, Flávio Cabral; Diretores Esportivos, Samuel de Souza e Paulo Aby Azar.



Miracatu, 25 de abril de 2009.




Fonte: Álbum Futebolístico de S.Paulo.Federação Paulista de Futebol.1957.



Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

REGISTRO ATLÉTICO CLUBE

Trazendo sob sua bandeira o nome da cidade de Registro, o Registro Atletico Clube, foi fundado durante o ano de 1951, passando a disputar o campeonato amador local, patrocinado e organizado pela Liga Registrense de Futebol Amador.
"Registro Atlético Clube"
Foto: anos 50.
Em pé: Reisinho, Zézinho, Jura, Edmundo, Hidiaki e Jovar
Agachados: Maurício, Jamil, Vadico, Luciano e Tino.
Presidente, Sizenando Carvalho e técnico, Manuel Camilo.
São considerados seus fundadores, Sizenando Carvalho, Jarbas Rocha, Carlos Castanheira, Dr. João Batista Faria, Dr. Luiz Satto Júnior e outros. Pela sua diretoria passaram também o Profº José Mauricio Grotti, Edmundo Carvalho, João Antonio da Silva e Rubens Marques Alves.
Fonte: Álbum Futebolístico de S.Paulo.Federação Paulista de Futebol.1957.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Histórias do Futebol Regional (ASS.SUL PAULISTA DE ESPORTES)

"Histórias do Futebol Regional" - Nº 5
A "Associação Sul Paulista de Esportes", foi fundada em 10 de fevereiro de 1935, na Vila de Alecrim (hoje, Pedro de Toledo), cuja finalidade era a organização de torneios e campeonatos dos times existentes na "Zona" (Linha Peruíbe-Juquiá), sendo empossada a seguinte diretoria: Presidente, José Gomes da Costa; Vice, Tenente Otaviano de Oliveira; Secretário, Joaquim Camargo; 1º Tesoureiro, Antonio Peres e 2º Tesoureiro, Manoel Nunes.

Comissão de Esportes: Alberico Marietto, Albano Marietto, João Alves Carneiro, Hypólito Ribeiro da Silva, Ítalo Pazzini e Mário Pupo de Moraes. Comissão de Justiça: Alfredo Talib, Abel Alves Carneiro, Pedro V. Morais. Consultor Juridico: Cel. Diogo Martins Ribeiro.

Em 10 de março do corrente ano, realizou-se em Alecrim, uma eliminatória organizada pela Associação entre seus clubes filiados, sendo: Juquiá F.C., Biguá F.C., Pedro Barros F.C.; Associação Progresso do Alecrim e E.C. Peruhybense.

Ficaram como finalistas o Prainha, com dois jogos ganhos e A.P. Alecrim com um jogo ganho. Terminou o jogo com resultado favorável a A.P. Alecrim por 2 x 0, classificando-se em primeiro lugar.
Momento depois entram emcampo, o time do Alecrim e um selecionado da Associação, sendo estes os quadros:
Selecionado:
Escoparim
Menélio e Pedro
Ditão, Gustavo e Paulo
Marques Belchior, Rodolfino, Zacarias e Luiz
Alecrim:
Alberto
Pedro e Alcádio
Zé Vicente, Leal e Fioriti
Brasil, Renato, Nelson, Zuca e Benjamin
O jogo foi bem disputado, havendo um empate de 2 x 2. Ao final do evento, A Associação Sul Paulista de Esportes, foi elogiada pela brilhante maneira com que se portou e organizou a competição.
Miracatu, 01 de Abril de 2009.
Fontes: Jornal "O Ribeira de Iguape" - Prainha, domingo, 24/02/1935-Ano II-Num. 26.
Jornal "O Ribeira de Iguape" - Prainha, domingo, 17/03/1935-Ano II-Num. 28.
Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" - Miracatu-SP.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

Histórias do Futebol Regional (MAGINANDO)

"Histórias do Futebol Regional" - Nº 4
O texto a seguir, foi escrito no jornal "O Sul Paulista" de 1921, por uma pessoa de pseudônimo "GISSARA". Faz referências ao primeiro jogo acontecido em Prainha (hoje, Miracatu), entre duas equipes da mesma "Villa", Guarany e Prainhense. Ao final, sobre um encontro entre o Prainhense e a Associação Athlética Juquiá.
A Sociedade
"MAGINANDO"
Às vezes me ponho a "maginá" e vem vem cada "coisarada" que até não sei como explicar, mas enfim vou tentar...
O futebol, como sabem as gentis leitoras, si é que as tenho, é uma mania e até parece com "doença pegajosa", e me parece que essa mania se está transportando ao "mundo do além".
Não quer dizer com isso que possamos affirmar que no céu e no inferno existam campos adequados ao querido esporte dos ponta-pés. Estou quasi em affimar que não existem campos naquelles lugares porque o "dianho" dos diabinho aqui vem jogar...
Que o diabo ou os sacys-pereres aqui vem jogar é coisa incontestável, assim nos asseveraram pessoas que tiveram o prazer de ver e ouvir uma dessas sensacionais pugnas.
Esse sensacional encontro que vimos referir, se deu bem perto daqui, em um bairro que dista cerca de meia hora da Villa. A pessoa que relatou esse formidalesco encontro de futebol de sacys, diz que só se ouviam os baques da bola, as vozes dos jogadores e torcedores, principalmente quando havia uma "encrenca" no campo por um goal. Nessa inesquecível pugna até o juiz não foi poupado, pois a todo momento os torcedores lhe chamavam de ladrão, etc...etc...
O mais interessante desse encontro era ouvir-se a cada passo o característico assovio do sacy...
O sacy só tem uma perna affirma a lenda, por isso tudo mais interessante se tornava essa pugna entre "capengas"...
Não me admira, queridas leitoras, em o sacy ser "batuta" em futebol, em razão de suppor ser elle o padroeiro do querido esporte, tanto é ele o padroeiro que há pouco tempo para se decidir um encontro entre dois clubes de duas villas da zona, foi offerecido ao diabo uma toalha. E o diabo ganhou a toalha...
GISSARA (Galanteador, o que namorava todas, sem ter nunca namorado).

Miracatu, 25 de março de 2009.

Fonte: Jornal "O Sul Paulista" - outubro-novembro de 1921 - Anno I - Num. 5-6

Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" - Miracatu-SP.

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Seleção Brasileira de Masters

"Seleção Brasileira de Masters"

Em comemoração ao 68º aniversário de Emancipação Política Administrativo do Município de Miracatu, foi realizado no dia 30 de novembro de 2006, um jogo entre a Seleção Brasileira de Masters, com as presenças de: João Paulo (ex-Guarani); Nílson (ex-Internacional); Ezequiel (ex-Corinthians); Edu bala (ex-Palmeiras); Rosemiro (ex-Palmeiras); Zenon (ex-Corinthians); Neneca (ex-Guarani) e outros ex-atletas, contra os Veteranos da cidade, com grande presença de público.
Placar final: Seleção de Masters 4 x 0 Veteranos de Miracatu.
Seleção Brasileira de Masters - ano: 2006

Promovido pelo Departamento de Esportes, por intermédio do Diretor Júlio Cesar da Costa e do Coordenador e treinador das escolinhas, Hélio Correa de Araújo, popular "Pica pau" e apoio da Câmara Municipal de Miracatu.
Seleção de Veteranos de Miracatu - ano: 2006.
Em pé: China, Peteca, Pedrinho, Marcos, Célio, Vado, Dico, Déda,

Arlindo, ? , Gil, Claudinei, Gui, Ismar, Adão e Marcão.

Miracatu, 24 de abril de 2009.

Fontes: Hélio Corrêa de Araújo e Júlio Cesar da Costa.

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Histórias do Futebol Regional (GUARANY FUTEBOL CLUBE)

"Histórias do Futebol Regional" - Nº 03
Em príncipios de outubro de 1921, foi fundado na "Villa" de Prainha (hoje, Miracatu), o Guarany Futebol Clube, oriundo de dissidentes do Prainhense. Seu uniforme era constituído de calção branco e camisa vermelha e sua praça de esportes localizava-se na margem direita da estrada que ligava a "Villa" a Estação de Trem
.
A "Villa" de Prainha na década de 20.
Foto: Acervo Museu "Pedro Laragnoit"
Em comemoração a data, foi realizado o primeiro jogo entre duas equipes da "Villa": O Guarany e o Prainhense "Football Club", fundado em 12 de outubro de 1917. Reuniram-se os dois quadros acompanhados de grande multidão, banda de música e das senhoritas Maria Rosa Leite e Anna Conceição Leite, madrinhas dos dois clubes que, empanhando os pavilhões, dirigiram-se a nova arena do futebol .
Durante o percurso, houve foguetório e vários vivas aos clubes
, madrinhas, diretores, etc. Escolhendo o campo e estando os jogadores nas suas respectivas posições, entraram as senhoritas Maria Rosa e Conceição Leite e, ofereceram em nome do Guarany e Prainhense, ramalhetes de flores aos capitães das equipes.
Precisamente às 15:00h, iniciou-se o jogo, embora o campo não estivesse em condições perfeitas, devido aos cortes e aterros, esteve bem movimentado. O primeiro tempo terminou com um belíssimo empate de 0 x 0. Ao final do segundo tempo, o goleiro Prainhense, deixou escapar de suas mãos, uma bola "morta", que aos poucos foi rolando, rolando, até chegar aos fundos da rede. Após o gol, o Prainhense reforçou o ataque no intuito de empatar e até virar o placar, mas a partida terminou e o Guarany saiu como vencedor.
Terminado o jogo, dirigiram-se diretores, jogadores e torcedores, a sede do Guarany, onde foi servido um "profuso" copo de cerveja. Nessa ocasião, usou da palavra o jovem Domingos Bauer Leite, que em eloquentes palavras, agradeceu em nome do Guarany, a diretoria do Prainhense e a visita da vizinha "Villa" de Santo Antonio do Juquiá, representado pelos senhores: W. Banks, João Adorno Vassão e família. Em seguida o prof. J. Almeida, tomando a palavra em nome do Prainhense, disse que considerava o esporte, implantado definitivamente em terras de Prainha.
Fontes: Jornal "O Sul Paulista" - Prainha, outubro-novembro de 1921 - Anno I - Nº 5-6.
Arquivo Museu "Pedro Laragnoit" - Miracatu-SP.
Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo

terça-feira, 21 de abril de 2009

PERSONAGENS DO FUTEBOL REGIONAL (APARECIDO DOS SANTOS)

"Personagens do Futebol Regional" - Nº 01
Natural de Osasco-SP, Aparecido dos Santos, conhecido popularmente como "Cido", nasceu em 27/11/1950, filho de Cipriano João dos Santos e Maria Polonesi dos Santos. Numa família de 8 irmãos, iniciou no futebol, aos 8 anos na escolinha da "Associação Esportiva Floresta", no centro da cidade de Osasco. O clube dava toda a assistência necessária aos atletas para desenvolverem seu talento e, foi de lá que muitos craques despontaram no cenário esportivo nacional como: Peri (ex-Corinthians); Osni (ex-Flamengo); Gilmar (ex-Palmeiras), etc.
"Cido" em sua residência-Miracatu-SP. 21/04/2009.

Esteve na Portuguesa de Desportos em 1967, no tempo que o João Avelino era o técnico e tinha jogadores que mais tarde se destacariam como: Orlando, Lorico, Piau e Enéias (ex-Seleção Brasileira). O clube lhe ofereceu um contrato de gaveta com um salário muito aquém do que ganharia no Exército ou trabalhando em uma empresa, em conversa com o pai, optou por trabalhar na CIMAF. Atuou por diversas equipes do Estado: Moinho "Água Branca"/capital (1ª divisão, 1970/71); E.C. Montenegro/Osasco (1ª e 2ª divisões, 1973); Onze de Agosto/Tatuí (2ª divisão, 1975); São Paulo/Avaré (1ª divisão, 1975/76); E.C. Capivariano, "Estrada" de Sorocaba, Bernardino de Campos, Palmital e Ituano (1976/77).
Em 1978, mudou-se para Miracatu, Vale do Ribeira. Ficou parado praticamente um ano até ser descoberto por dois dirigentes do E.C. Avenida, Zézinho Muniz e "Pelé" (José Florentino). Em 1979, torna-se campeão Municipal pelo Avenida. Em 1980, cria a escolinha JUVENTUDE. Com esse trabalho, consegue revelar aguns jogadores que atuaram profissionalmente: João França (ex-Santos) e Carlinhos (filho). Seja jogando como zagueiro, meio campista ou atacante, se destacou no cenário futebolístico regional, atuando e sendo campeão por diversas equipes: Prainha F.C/Miracatu; Veteranos/Miracatu; Viracopos/Pedro Barros; Veteranos/ Juquiá (1981/83); Nacional /Iguape (1985/90); 7 de Setembro/Juquitiba (1985/86).
Cido em sua residência-Miracatu-SP. 21/04/2009.

Em 2001, devido a problemas de saúde, sua perna é amputada, encerrando definitivamente a sua trajetória pelos gramados varzeanos. Hoje, atua como técnico do Veteraníssimo de Miracatu, passando seus conhecimentos e sua longa experiência como esportista.
Miracatu, 21 de abril de 2009.

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo

domingo, 19 de abril de 2009

AMISTOSO (Vista Grande x Prainha)

Amistoso realizado no Bairro da Vista Grande-Miracatu. Os esportistas recebendo os Prainhenses, em comemoração aos seus 80 anos de existência, com a participação da comunidade local. Após o jogo, uma suculenta panela de galinha caipira preparada pelo "Tacão".

Placar: E.C. Vista Grande 2 x 6 Prainha F.C.

Em pé: Paulo, Marcelo, Bil, Ademir, Beto, Donizeti, Kiko e João Galo

Agachados: Dito, Spaguetinho, Nelson, Marquinhos, Ademir, Tico e Vado. E.C. Vista Grande.

Miracatu, 19 de abril de 2009.








AMISTOSO VETERANÍSSIMOS ( Miracatu x Peruíbe)

Mais um encontro futebolístico na Vila São José, entre o veteraníssimo de Miracatu e Peruíbe. O jogo fez parte da preparação do esquadrão miracatuense, visando o Regional de 2009. Plkacar final: Miracatu 1 x 1 Peruíbe.


Estiveram presentes na equipe peruibense, os queridos amigos: Jabinha, Jeová, Beto, Elonir, Luizão, etc... O amistoso marcou também, a estréia do técnico "Cido", grande jogador varzeano de outrora.


Miracatu

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Histórias do Futebol Regional (A.A.IGUAPENSE x BRASIL F.C.)

"Histórias do Futebol Regional" Nº 02



Com o surgimento e desenvolvimento do "Football" nas cidades e vilas do médio e baixo Ribeira, o transporte fluvial era muito utilizado para os eventos esportivos, principalmente naquelas localidades que não eram servidas pelas linhas de Trem. Formavam-se caravanas de futebolistas e. dependendo das distâncias, demoravam dias para chegarem e retornarem dos locais das disputas. Um pouco desse passado é relatado pela imprensa local nos jornais da época, retratando uma viagem de Iguape a Pedro de Toledo.


Em outubro de 1927, em Alecrim (hoje, Pedro de Toledo), o Brasil Futebol "Club" (tido como campeão na Linha-Juquiá) presidido pelo Sr. João Saltini; Secretário, Major Antonio Laborde e o Diretor Esportivo, Dionísio Bittencourt, convidara a Associação Atlética Iguapense, para um jogo em que estava em disputa, duas taças oferecidas pelo Major Antonio Laborde com os dizeres "Honra a Iguape e Honra ao Alecrim".


Pela manhã do dia 22 de outubro, deu-se o início da viagem da comitiva iguapense, que foi realizada no fluvial "Juquiá". Chegando ao Porto de Santo Antonio do Juquiá às 10:00 h, embarcaram no Trem e seguindo viagem, por onde passavam, havia grande concentração de pessoas nas estações de Prainha e Pedro Barros para assistir ao jogo. Chegando a Alecrim, foram recebidos pela diretoria do clube local.


A caravana da Associação Atlética Iguapense era composta por: Antonio Santiago (capitão), Onésio França, Sizenando Carvalho, Eduardo Young Filho, Raul Rios, Américo Amâncio, Lauro Gatto, Antonio Procópio, Dacio Carvalho, Paulo Ramos e Agostinho Camargo, tendo como diretor o Capitão Fioramante Giglio e, os Srs. João Bonifácio, F.Giglio Júnior, Júlio de Souza e João Maciel.


A equipe do Alecrim era composta de jogadores renomados, que perteceram a diversos clubes de São paulo e interior como: Leró (zagueiro do Caçapava), Nhonho (do Comercial de Ribeirão Preto), Moutinho Monteiro,antigo jogador do C.A. Paulistano da capital, Antonio Seabra, de S.Paulo, Macuco, Guido e Alberico de Itariri, sendo apenas três jogadores de Alecrim.


O jogo foi realizado no dia 23 e terminou empatado em 1 x 1, com gols de Moutinho de penalty para o Alecrim e Onésio para a Associação Atlética Iguapense. Após o jogo realizou-se um baile no Salão do Sr. Albano Marietto. O retorno dos iguapenses ocorreu no dia 24 à tarde. Chegando a Santo Antonio do Juquiá, se hospedaram no Hotel M.Doi, onde foi servido um "profuso" copo de cerveja pelo Sr. Lupércio Ribeiro, conferente da Estrada de Ferro.


O regresso pelo rio se deu pelas 05:00 h. da manhã do dia 25. Chegando a Iguape, foram recebidos pela comunidade com vivas, foguetório e banda de música.


Demorava praticamente 04 dias para se deslocar de uma cidade a outra. Não se compara a realidade de hoje com a expansão das rodovias e o advento dos veículos automotores. Fica o exemplo de dedicação e amor ao esporte das multidões.


Fonte: Jornal "O IGUAPE", 30 de outubro de 1927 - Ano IV - Num. 138


(Acervo: Museu Municipal "Pedro Laragnoit") - Miracatu - SP.


Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo

terça-feira, 14 de abril de 2009

AMISTOSO VETERANÍSSIMOS (Miracatu x Registro)

Jogo realizado no dia 04 de abril de 2009, no campo da Vila São José, Bairro de Biguá, entre os veteraníssimos de Miracatu e Registro, preparatório para o X-Campeonato Regional/2009. Miracatu 2 x 3 Registro.

Registro.


Miracatu

Em pé: Zézinho Plácido, Jaime, Peteca, Barreto, Nelsinho, Tico e Bil.
Agachados: Gilson, Neguinho, Cardoso, Paulo, Nildo, Zézinho Bezerra, Dorival e Betinho.

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

PRAINHA FUTEBOL CLUBE em Pariquera Açu (1947)


Foto de 21/07/1946.
Em pé de chapéu: Manoel Nunes (chefe da delegação).


O jornal "O Miracatu", relata uma viagem do Prainha Futebol Clube a cidade de Pariquera-Açu em 21 de julho de 1946:

"Foi ótima a impressão trazida pela caravana do Prainha F.C. desta cidade, da excursão realizada no último domingo a Pariquera-Açu. Só o juiz da peleja não agradou muito...

Apesar de estar atravessando há longo tempo uma crise de falta de conjunto, nossos rapazes souberam honrar as tradições do Grêmio auri-verde, caindo pela diferença mínima. 3 x 2 diz bem o que foi a pugna.

Todos voltaram encantados com a acolhida que tiveram por parte dos dirigentes do D.E.R. F.C. e da população daquela localidade a quem aqui, dirigentes e amadores do Prainha F.C. de público, consignam seus agradecimentos".

Fonte: Jornal "O Miracatu", Miracatu (ex-Prainha), domingo, 28 de julho de 1946-ANO II-NUM.32.

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

ESPORTE CLUBE VILA KAMAITH (1980)

Foto/Gentileza: Antonio Ilídio (Polaco) - 1980
Em pé: Wanderlei, Nêgo, Jair, Fernando, Pioim e Polaco
Agachados: Sinésio, Laerte, Zé Antonio, Zizinho e Mica.

Orides, Conrado, Nelsinho eletricista, Satil e outros esportistas, fundaram em outubro de 1976, o Esporte Clube Vila Kamaith. Seu uniforme: camisas e calções vermelho/bordô e meias brancas. A partir do Campeonato Municipal de 1979, se torna a terceira força do futebol Miracatuense.
Na metade dos anos 80, viria a ser a principal , despontando também no cenário regional. Várias vezes Campão Municipal, teve também sob seu comando, Antonio, mais conhecido como "Prerrechel".
Como aconteceu e acontece com vários times, os incentivadores do futebol mais antigos, estão deixando de comandar na várzea.
São vários os motivos, principalmente financeiro, fazendo com que grande parte deles, desistam de comandar as equipes.


Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo

JOGO DAS "MULHERES" (Independente x Santa Rita)

22 de fevereiro de 2009, domingo de carnaval à tarde, no Campo Municipal "Reynaldo Lepesch", o Departamento de Esporte realizou juntamente com os atletas varzeanos, o jogo das 'MULHERES", entre o Independente (Vila Formosa) e Santa Rita.


Santa Rita ("Mulheres")

O jogo transocrreu dentreo da normalidade, não com o mesmo brilho e bricandeiras de outrora. Saiu vencedora a equipe das "MULHERES", mas valeu pelo resgate desse encontro tradicional.
Uma das tradições de Miracatu, o jogo da "mulheres". Era realizado em épocas carnavalescas por um grupo de esportistas desde os anos 30. Entre seus precursores: Izaque, Ernesto Gonçalves, João de Pixe, Carmelindo, Rodolfino, Lauro e muitos outros. Se manteve até os anos 80.

Foto dos anos 70 - Campo Municipal de Estação.
Em pé: Alberto, ?, Zé Riba, Gótica e Paulo Bracinho.
Agachados: Nego, Bino, Adílson, ?, Rui e Tião.

Miracatu, 13 de abril de 2009.

Fontes: Jorge Provais

Adílson Barbosa de Araújo

Nelson Neves do Nascimento (nelsinho da caixa)

Alberto Brandão

Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo

domingo, 12 de abril de 2009

AMISTOSO (Miracatu x Juquiá)

Jogo realizado no Campo do Bairro da Vila São José, em Miracatu, entre o veteraníssimo de Miracatu e Juquiá, preparatório para o X-Campeonato Regional. Miracatu 3 x 1 Juquiá.

Em pé: Zézinho Muniz, Santino, Bil, Zézinho Plácido, Raimundo e Ismar
Agachados: Laerte, Dorival, Paulo, Barreto, Zézinho Bezerrae Gilson.

Em pé: Tafarel, Militão, Tosan, Claúdio, Cid, Zé Luiz, Wilton Elias. Agachados: Bigo, Uriel, Pedrinho, Pinduca, Samuel, Tito e César.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

"Histórias do Futebol Regional" (TREM e AUTOMÓVEL)

Há setenta e quatro anos atrás, em 1935, os times de futebol da Zona (como era conhecida a Linha Peruíbel-Juquiá), para se deslocarem a outras cidades para a disputa de amistosos, torneio, festivais ou campeonatos, utilizavam como meio de transporte, o TREM.



Estação Ferroviária de Miracatu - "Maria Fumaça" - como era conhecido o TREM


Formavam-se caravanas de torcedores nas estações, animadas sempre com bandas ou grupos musicais e com direito a muito foguetório. As dificuldades eram enormes, as equipes às vezes, tinham que pernoitar nas localidades para então jogar no outro dia.


Alguns ficavam nas ruas, nos bailes, casa de amigos ou na sede dos times (quando possuíam) e as disputas eram concorridíssimas e apaixonantes, onde as rivalidades e bairrismos se afloravam e concorriam para os papos dos bares e "chibocas" durante e após o jogo e no decorrer da semana mas, todos sempre dispostos e animados na prática do esporte "bretão".


Vinte e oito de fevereiro de 2009. Bar do "Bigode" (Oclides Bilibio). Ponto de encontro do atletas varzeanos do veteraníssimo de Miracatu. Jogo marcado a tarde na cidade de Peruíbe. O trajeto é feito pela Rodovia Régis Bittencourt e Padre Manoel da Nóbrega em automóveis. Já não existe mais o Trem.

Não há banda de música, foguetório, caravana de torcedores, rivalidades ou pernoites, só a conversa no bar antes e após o jogo, em volta das mesas regada a cerveja, cachaça, porções e muitas recordações de época gloriosas do futebol regional.
Enfim, com todas as dificuldades encontradas pelos precursores e praticante da época, o esporte se consolidou. Está enraizado definitivamente na cultura riberinha e litorânea.


Fontes: Museu Municipal "Pedro Laragnoit" - Miracatu - SP.

Nelson das Neves Nascimento (nelsinho da caixa).

Laerte de Camargo Araújo


Pesquisa: Laerte de Camargo Araújo

PRAINHA FUTEBOL CLUBE (Fundação)


Em pé: da esquerda para direita: 2º, Lupércio e 4º, Manoel Nunes.

Agachado: Hipólito Ribeiro.

Sentado: da esquerda para direita, 2º, Sr. Benjamin (Beijin).


Em 13 de março de 1929, Manoel Nunes, Hipólito Ribeiro da Silva, João Antonio dos Santos, Lauro de Freitas, Emílio Galdino, Antonio Julião Júnior, Roldão Ferreira Júnior, Joaquim Dias Ferreira e outros esportistas, estabeleceram os fundamentos de uma nova agremiação esportiva que, daquela data em diante, passaria a atuar com o nome de Prainha Futebol Clube.
Seu uniforme é auri-verde (amarelo e verde), tendo mais tarde, adotado o azul em outubro de 1969, gerando certa polêmica entre os prainhenses mais tradicionais.


Seus 80 anos de história, tem lhe proporcionado um destacado número de vitórias consagradoras, figurando entre seus títulos, vários campeonatos conquistados pelo torneio Municipal, acrescido do título de Campeão da "Zona" (Linha Peruíbe-Juquiá), correspondente ao ano de 1935.

Foto: Hipólito Ribeiro da Silva Filho


Fonte: Álbum Futebolístico de S.Paulo. FederaçãoPaulista de Futebol. 1956.


Pesquisador: Laerte de Camargo Araújo